Roteiro pelos Baloiços de Mesão Frio. Vamos conhecer?

Vamos aproveitar este verão para conhecer a zona e os baloiços da zona do Mesão Frio? Esta está localizada no Norte de Portugal na região vinícola mais famosa no país, o Douro. Ideal para passar férias com toda a família ou mesmo para uma escapadinha de fim-de-semana.

A moda dos baloiços chegou a nós, e foi adoptada pelos portugueses. O seu número continua a crescer, e existem para todos os gostos.

Têm vista para o rio, serra, ou lagoa, estão na montanha ou num lugar plano junto a água.

Existem, diversos e estão mais do que nunca preparados para os adultos. Grandes notícias para estes, que estavam habituados a verem só as crianças a usa-los, e a baloiçar.

Agora todos podem usufruir, recordar uma infância de brincadeira, e sem medos de partirem e estragar quaisquer momentos.

Onde ficar?

Antes de falarmos dos baloiços, partilhamos um possível alojamento local que poderá utilizar para ficar na região e com acesso na zona de Mesão Frio.

Trata-se do alojamento rural LAS Houses, que é “um refúgio num espaço natural privilegiado” situado nas costas do Marão, entre a serra e o rio.

Aqui pode sentir o nascer do sol em todo o seu esplendor e apreciar toda a natureza se nos é oferecida. 

“ (…) Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. (…) Um poema geológico. A beleza absoluta ”

MIGUEL TORGA IN DIÁRIO “XII”

“A Casa do Lobo à Serra”, de primeiro registo em 1938, foi o apelido que as pessoas da aldeia deram ao avô do actual proprietário o qual, em sua homenagem, decidiu apelidar a instalação, que resultou da reconstrução e ampliação da casa dos seus avós paternos, de Casa do Lobo à Serra.

A Casa está completamente equipada e pode hospedar no máximo 15 pessoas, com TV nos quartos e acesso à Internet.

No exterior da Casa existe garagem para viaturas, terraços com zonas de estar e de lazer, relvados e jardins, piscina, espelho d’ água e vinha de acesso livre onde também se destacam oliveiras de tenra idade. 

Desde o alojamento pode conhecer os roteiros da zona do Mesão Frio junto com os Baloiços, alguns estão mais longe e outros mais perto. 

Baloiço de São Silvestre (Mesão Frio)

O Baloiço de São Silvestre, a vinte minutos de carro do alojamento, LAS houses, está localizado em pleno coração da Porta do Douro a uma altitude de 530 metros, com uma vista panorâmica desafogada, e é também um ponto predileto para apreciar o pôr-do-sol.

Foi construído por colaboradores da autarquia de Mesão Frio, com o objetivo de atrair visitantes e dinamizar a oferta turística do concelho.

Além da contemplação da paisagem desde o baloiço, o local é ideal e aconselhável para caminhadas na natureza.

Baloiço da Senhora da Guia (Resende)

O Baloiço da Senhora da Guia, está localizado na freguesia de São João da Fontoura, em Resende, mais conhecida como “a Freguesia da Cereja”.

O baloiço tem uma vista panorâmica para o rio Douro e para a natureza.

Segundo o autarca local, a ideia surgiu de um programa do executivo em que são reaproveitados, ou reciclados postes de madeira usados e abandonados, construindo com eles equipamentos como estes baloiços.

Este baloiço foi inserido no início do roteiro pedestre conhecido e procurado por nacionais e estrangeiros, conhecido como “Rota do Cerejais”.

Segundo o autarca, “promovemos e divulgamos a nossa terra, as nossas gentes, os nossos produtos endógenos e a nossa região”.

Baloiço de Avões ou Baloiço da Associação Desportiva de Avões (Lamego)

O Baloiço da Associação Desportiva de Avões está localizado em Avões e permite desfrutar da bela paisagem sobre a cidade e o rio Douro.

A iniciação da instalação do baloiço foi da Associação Desportiva de Avões, como indica o nome e tem uma vista panorâmica para o rio Douro.

Uma das instalações mais bonitas e bem cuidadas, com um tapete e lugares para sentar, o baloiço é decorado com flores e faz uma conexão com a infância e os contos de fadas. 

Baloiço do Cabril (Felgueiras)

O Baloiço do Cabril é situado na freguesia de Felgueiras. Deste lugar também pode ver o Barreiro.

Esta pequena vila fica situada mesmo aos pés do monte de S. Cristóvão, dando para apreciar uma belíssima paisagem, tirar fotografias e seguir a estrada florestal que conecta o baloiço do Cabril com o baloiço de Feirão. 

Baloiço de Feirão (Resende)

O Baloiço de Feirão, localizado em Resende, é o primeiro baloiço instalado no concelho.

A iniciativa está apoiada pela autarquia da União de Freguesias de Felgueiras e Feirão. O baloiço tem vista para a freguesia de Felgueiras e Feirão.

O presidente da Freguesia tem como objetivo “criar uma rede de baloiços na união de freguesias” e dinamizar o afluxo turístico do concelho.  

Baloiço Cristo Rei (Tarouca)

O Baloiço Cristo Rei está localizado no Concelho de Tarouca, distrito de Viseu, ao pé do monumento de Cristo Rei e tem uma vista panorâmica excelente.

Este ponto de vista é um ponto predileto para amantes da fotografia e dá para apreciar a belíssima paisagem.

A visita no ponto pode durar no máximo duas horas, tempo suficiente para visitar o monumento e tirar fotografias.

O baloiço tem espaço para baloiçar somente para uma pessoa cada vez e é aconselhável visitar cedo para evitar as filas que o monumento atrai. 

Tem um preferido? Já visitou algum?

Gostos não se discutem, mas sem dúvida Mesão Frio é um excelente lugar a visitar, com imenso para conhecer e visitar.

E agora tem também estes baloiços na natureza, que trazem um interesse redobrado a região.

Já visitou algum destes? Gostou? Deixe-nos o seu comentário abaixo!

Quanto gostou deste baloiço?
[Total: 0 Média: 0]